40% das agências de turismo já faturam mais do que no período pré-covid

  • A pesquisa mostra que 56% dos brasileiros viajam para regiões dentro do país;
  • O levantamento mostra que 44% dos brasileiros viajam para o exterior;
  • Maceió, Natal e São Paulo são os destinos mais procurados no Brasil.

Levantamento feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) mostra que os brasileiros estão viajando mais. Quatro em cada dez agências de turismo do país registraram faturamento maior no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

No primeiro trimestre de 2022, somente 14% das companhias do ramo obtiveram um desempenho maior que no mesmo período de 2019. Na época, o faturamento chegou a cerca de R$ 4 bilhões.

Em comparação ao ano passado, a receita das empresas do setor em 2022 é maior. Cerca de 80% das agências faturaram mais nos primeiros três meses deste ano do que no mesmo período de 2021.

De acordo com a pesquisa, 56% das viagens realizadas pelos brasileiros têm como destino o Brasil, enquanto 44%, o exterior.

Na primeira posição do pódio de regiões nacionais mais procuradas estão Maceió, Natal e São Paulo. Logo atrás estão Fortaleza, Salvador e Gramado. Em terceiro lugar, os Lençóis Maranhenses.

No ranking internacional, o primeiro lugar ficou com Portugal. Em segundo, Orlando e Argentina, enquanto Cancun, no México, e Chile se ficaram em terceiro.