Conheça os 10 finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo

O Ministério do Turismo e o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo – anunciaram nesta sexta-feira (18.09) as 10 startups finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). São elas: b2bhotel (PR); Eion Veículos Elétricos (PR); Gear Ventures (SP); iFriend (RJ); Sentimonitor (RS); Sisterwave (DF); Smart Tour/ Smart Tracking (SC); Tripbike (SP); Vivakey – Techospitality (SP); Worldpackers (SP). Ao todo, 790 projetos de 24 estados e do Distrito Federal se inscreveram.

Leia mais: Florianópolis, Cidade Criativa da Gastronomia, ganha nova marca

O grande vencedor será conhecido na final online que será realizada no dia 29 de setembro, das 15h às 17h30, durante a Abav Collab, feira virtual da Associação Brasileira de Agências de Viagem. O júri será formado por mais de 20 personalidades do turismo e do ecossistema de inovação – representantes de empresas, governo, incubadoras, aceleradoras e academia. Os 10 finalistas seguem na disputa do prêmio final da competição: uma viagem a Madri (Espanha), com programa de formação oferecido pelo Wakalua Innovation Hub, durante a FITUR 2021, a maior feira de turismo do mundo.

Todas as finalistas já garantiram a classificação para as semifinais da UNWTO SDGs Global Startup Competition, a copa do mundo do setor, e poderão apresentar seus projetos a líderes do turismo durante a final da competição, na Abav Collab. Além disso, asseguram visibilidade nacional e internacional por meio dos canais do Wakalua e do MTur e recebem acesso aos programas e conexão com a rede de contatos do Wakalua.

WhatsApp Image 2020-09-18 at 10.39.16.jpeg

O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo reúne iniciativas com potencial de fazer frente às necessidades de curto prazo do setor no cenário pós-pandemia de Covid-19 ou que aprimorem serviços já existentes no ramo. Projetos de 13 startups receberam menções honrosas: Binamik Tecnologia (SC) – Digitalização de agências; Broder (PR) – Inclusão Social; Canteiro (CE) – Sustentabilidade; ClickBus (SP) – Transporte rodoviário; Convenix (SC) – Turismo social; Diaspora.Black (SP) – Turismo segmentado; Exper (BA) – Bares e Restaurantes / Região Nordeste; Flapper (MG) – Transporte aéreo; Paytour (RN) – Digitalização turismo receptivo; Precificatur (RR) – Early Stage / Região Norte; Segunda Casa (RJ) – Inovação hoteleira; TripNeed (SC) – Economia Circular; Voll (MG) – Viagens corporativas.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, elogiou a mobilização de startups de todo o Brasil para contribuir para a retomada do Turismo. “As soluções tecnológicas serão essenciais para ajudar o setor na retomada no pós-pandemia”, disse. “O Desafio favorece a criação de uma cultura de inovação, que terá papel crucial na recuperação de atividades turísticas e na geração de emprego e renda no ramo”, concluiu.

DESAFIO SP – O Desafio SP, uma categoria da competição nacional, também anunciou os finalistas. O torneio, oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA), anunciou os seis finalistas do prêmio especial: três ganhadoras nas subcategorias meios de hospedagem, bares e restaurantes e receptivo turístico recebem uma ajuda de custo de R$ 5.000 para implementar seus projetos. Além disso, a melhor startup também viaja a Madri para a FITUR e o programa de treinamento. As finalistas são: Canteiro (CE); Exper (BA); Fast-In (SP); Higi-N (MG); Mymento (SP); Sentimotor (RS).

Edição: André Martins