Fórum de Compras da revista Hotéis permite contato entre aqueles querendo vender e aqueles buscando comprar com preço competitivo, qualidade diferenciada e regularidade de entrega. Plantel de palestrantes tem nomes respeitados pelo mercado e reverenciados pelos seus pares.
Fórum de Compras: hotelaria é grande compradora de insumos
O segmento da hotelaria é grande comprador dos insumos necessários para a operação de suas unidades — sejam estabelecimento único ou integrantes de pequenas, médias ou grandes redes —, sempre buscando qualidade superior, preço competitivo e regularidade na entrega.
Os negócios podem ser intermitentes: mobiliário para apartamentos, itens de decoração e infraestrutura de tecnologia; periódicos de médio prazo: enxovais de roupas de cama e roupas de banho; e constantes: alimentos, bebidas, material de escritório, produtos de limpeza…
Trata-se de mercado amplo, aberto a operadores locais e aqueles de atuação estadual, regional, nacional e, até mesmo, internacional. E sem impedimentos quanto ao porte, podendo ser grande pequena ou microempresa — incluindo, até mesmo os MEI, microempreendedores individuais.

Fórum de Compras: hotelaria procura diversificar fornecedores
Melhor, ainda: para não se verem reféns de um número reduzido de fornecedores, os gestores responsáveis pelos empreendimentos de hospedagem buscam ampliar seus portfólios de opções, criando e mantendo atualizados cadastros aos quais recorrem no momento necessário.
Para o interessado passar a fazer parte desse universo, precisa, antes, conhecer as políticas de compras das marcas em operação no Brasil, principalmente as mais tradicionais. Apesar de todas terem pontos de similaridade, diferenciam-se em detalhes de suma importância.
É praticamente impossível fazer esse levantamento visitando hotel a hotel, mesmo considerando apenas os situados nas suas proximidades. Por isso, a importância e validade de um Fórum de Compras — como o promovido pela Revista Hotéis, publicação especializada do setor.
Um dia de imersão no tema, trazendo responsáveis por compras de principais bandeiras no País para apresentar seus modelos em palestras objetivas e interagir com participantes em momentos de descontração, permitindo criação e ampliação do networking.

Fórum de Compras: destaque dos pontos a serem abordados
- Políticas de compras das redes hoteleiras;
- Políticas de compras dos hotéis independentes;
- Vendas para redes hoteleiras;
- Vendas para hotéis independentes;
- Diferenças nas vendas para rede nacional e para rede internacional;
- Dificuldades das redes hoteleiras para homologar fornecedores;
- Dificuldades dos hotéis independentes para homologar fornecedores;
- Como se tornar fornecedor homologado das redes hoteleira;
- Como se tornar fornecedor homologado de hotel independente;
- Certificações necessárias para o fornecedor homologado;
- Controle e fiscalização por parte dos compradores;
- Valorização do fornecedor engajado em ações sustentáveis;
- Vantagens e desvantagens do fornecedor com atuação centralizada;
- Vantagens e desvantagens do fornecedor com atuação regionalizada;
- Logística estilo just in time, para hotéis trabalhando com estoques mínimos;
- Parcerias com fornecedores compartilhando valores idênticos aos dos compradores; e,
- Visão geral sobre o mercado de compras pelos hotéis num futuro próximo.

Fórum de Compras: plantel de palestrantes renomados
O plantel de palestrantes reúne nomes respeitados pelo mercado e reverenciados pelos próprios pares. São, todos, profissionais com experiências comprovadíssimas, acumulada durante anos e anos de atuação não só no Setor de Compras, mas em áreas sensíveis à boa gestão na hotelaria.
Eles estão relacionados a seguir, na ordem alfabética de seus nomes, e não pela sequência de apresentações no Fórum de Compras da revista Hotéis. A programação completa e detalhes sobre inscrição e participação estão disponíveis no site do evento — para acesso, clicar aqui.
- Analuíza de Andrade Lopes, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas — Sebrae;
- Anderson Silva, comprador do Hotel Ca’d’Oro, da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo;
- Antônio Luiz Magalhães, do Departamento de Infraestrutura do Hotel Maksoud Plaza, da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo;
- Érico Yoshida, coordenador de Compras do Hotel Hilton São Paulo Morumbi, da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo;
- Gabriella Spínola, head of Procurement South America, da Rede Accor Hotels;
- Lúcia Leite, gerente de Compras do Renaissance São Paulo Hotel e do Marriott Executive Apartments, ambos da Rede Marriot, Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo;
- Michel Otero, diretor de Obras, Projetos e Aberturas Hoteleiras da rede Nóbile Hotéis;
- Patrícia Koyama, gerente de Produto da rede Atlântica Hotels;
- Paula Silveira, coordenadora de compras do Hotel Unique, da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, e Unique Garden & SPA, da Cidade de Mairiporã, interior do Estado de São Paulo;
- Paulo Mâncio, sênior vice-presidente de Design e Construção da Rede Accor Hotels na América do Sul;
- Rogério Bacelar, responsável pelo Departamento de Compras do L’Hotel Porto Bay, da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo;
- Tales Lyra, chefe do Departamento de Compras do Hotel Palácio Tangará, da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo; e,
- Wagner Neves, gerente de Compras Corporativas da Rede Estanplaza Hotels.

O post “Fórum de Compras voltado à hotelaria aproxima vendedores e compradores” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo.
Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Fórum de Compras voltado à hotelaria aproxima vendedores e compradores” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.
No post “Fórum de Compras voltado à hotelaria aproxima vendedores e compradores”, a repetição de algumas expressões, como Fórum de Compras, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo!.
O post “Fórum de Compras voltado à hotelaria aproxima vendedores e compradores” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.
Todas as fotos e imagens presentes no post “Fórum de Compras voltado à hotelaria aproxima vendedores e compradores” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.



